Guimarães é sinónimo de cultura e história, ou não fosse esta cidade minhota, considerada o Berço da Nação.
Porém, nem só de história e cultura vive esta cidade.
Por isso, neste artigo vamos mostrar-te o que podes visitar em Guimarães para além da cidade.
Montanha da Penha
A poucos km’s do centro cidade encontra-se a Montanha da Penha. Uma montanha granítica, hoje bem “apetrechada” com extensas manchas florestais.
Para subires ao topo, podes fazê-lo de carro, a pé, de bicicleta ou de teleférico.
Se pretenderes fazer o trilho PR3 – Rota da Penha, este tem início na Igreja de S. Gualter. Contudo, existem outros caminhos pedestres e cicláveis.
Assim, uma vez na Montanha da Penha existem dois locais que devem ser obrigatoriamente visitados. Falamos do Santuário da Nossa Senhora da Penha e do Miradouro do Pio IX.
Na praceta central, podes encontrar alguns cafés e restaurantes bem como vários parques de estacionamento e mesas de pic-nic. A venda ambulante de doces e artesanato também é algo muito frequente, principalmente nos meses de verão.
Também aqui é possível pernoitar no Hotel da Penha, ou para os mais aventureiros, no galardoado Parque de Campismo.
Porém, a montanha esconde ainda mais alguns segredos que te convidamos a descobrir e explorar. Perder-se pelos estreitos caminhos entre os enormes rochedos é das actividades preferidas de quem visita a Penha.
Assim, nestas pequenas rotas de descobertas, para além de magníficos rochedos graníticos cada um com formas e posições inusitadas, vais encontrar indicações para 3 locais bastantes peculiares.
Falamos da Gruta do Santo Elias – Padroeiro do Sono, localizada na entrada da Gruta da Nossa Senhora do Carmo – uma pequena capela no interior de um rochedo. E claro da famosa Adega do Ermitão – a tasca preferida dos vimaranenses e que maravilha os visitantes pelo seu aspecto e localização. A Adega do Ermitão, fica localizada por baixo de um rochedo enorme e aqui petisca-se as “bolas” com toucinho ou sardinha, bolinhos de bacalhau, churrasquinho, sempre bem acompanhado de um bom vinho verde servido em malga.
Se pretenderes explorar mais a fundo o topo da Montanha da Penha, deixamos-te aqui o mapa com as indicações de todos os locais que merecem ser visitados, neste que é o pulmão verde da cidade de Guimarães.
São Torcato
A uns escassos 6 Km’s do centro de Guimarães encontramos a vila de São Torcato, que tem como o seu maior motivo de orgulho a sua belíssima Basílica. No seu interior, podem ser visitados os restos mortais, extremamente bem perseverados, do Santo que dá o nome à Vila.
Ainda em S. Torcato não percas a oportunidade de visitar a Igreja velha de S. Torcato, que foi durante séculos, onde o corpo do Santo esteve em repouso e a Capela da Fonte do Santo – Local onde se crê que o Santo tenha sido martirizado.
Não percas ainda, a oportunidade de visitar o Campo da Ataca, local onde a 24 de Junho de 1128 se deu início à batalha que traria a independência Portuguesa – a Batalha de São Mamede.
Para além disso, a vila dispõe ainda de vários espaços verdes e um lago com barcos de recreio, que irão fazer as maravilhas dos mais pequenos.
Para os mais aventureiros, existe ainda a oportunidade de fazer o Pr1 – São Torcato e seus moinhos. Um trilho fácil e para toda a família, que passa por alguns dos pontos de visita já referidos acima.
Praias Fluviais em Guimarães
Quem pensa em Guimarães raramente lhe vem à ideia praia, mesmo que seja praia fluvial.
A verdade é que Guimarães é uma região rica em recursos hídricos e, por isso, com imenso potencial para criar praias fluviais.
Neste artigo vamos deixar-te algumas das mais conhecidas a poucos km’s do centro da Cidade.
Praia Seca – Vila das Taipas
A apenas a 7 km’s do centro, encontramos a mais famosa das praias fluviais de Guimarães. Fortemente intervencionada nos últimos anos, está a tornar-se num local de excelência para ir a banhos nos dias mais quentes, sem ter que andar muito de carro.
Praia da Rola – Castelões
Com um pequeno bar para dar apoio, esta pequena praia é ainda bastante desconhecida. Aconselhamos a levar guarda-sol, pois as sombras são inexistentes. Porém, já fica a 17km do centro da cidade.
Praia Fluvial de Golães
A 11 km’s do centro, temos mais uma belíssima praia fluvial com excelentes acessos e um bar de apoio.
Praia Fluvial do Barco
Outrora um local de um festival de música, mantém-se como um bom local nos dias mais quentes. De fácil acesso, conta também com um bar de apoio.
Praia Fluvial de Airão
De fácil acesso e a pouco km’s do centro, tem uma excelente área de lazer com mesas de pic-nic.
Porém, se não te importares de andar mais uns km’s convidamos-te a visitar Fafe onde vais encontrar a bem conhecida Barragem da Queimadela, onde encontrarás uma belíssima praia fluvial e uns passadiços que te levarão a uma cascata e a uma outra praia fluvial bastante mais selvagem.
Também em Fafe podes visitar o Parque Aquático que fará as delícias dos mais novos nos dias de maior calor.
Estas são então as nossas sugestões para visitares Guimarães de uma forma diferente, fugindo ao tradicional e ao citadino.
Are you ready to Break Free?
Se tiveres mais tempo por esta zona magnifica de Portugal, não podes deixar de visitar o Parque Nacional da Peneda Gerês e as Fisgas de Ermelo