Fragas de S. Simão – O que visitar a sul da Serra da Lousã

passadiços das Fragas de S. Simão

Casal de S. Simão ganhou fama pelas suas belíssimas praias fluviais e passadiços das Fragas de S. Simão que convidam a uma escapadinha nos dias mais quentes de verão.

Contudo, nem só de praia e passadiços se faz esta Aldeia.

Juntamente com Ferraria de S. João, a Aldeia de Casal de S. Simão faz parte do grupo das 12 Aldeias de Xisto da Serra da Lousã.

Assim, uma escapadinha na encosta Sul da Serra da Lousã tem tudo para se tornar numas mini-férias incríveis.

Então, pronto para descobrir toda a beleza desta região?

passadiços fragas de S. Simao

Passadiços das Fragas de S. Simão

Ferraria de S. João

Começando pela aldeia de Ferraria de S. João, afirmamos desde já que é um sonho para quem pratica BTT, pois tem algumas rotas já delineadas para os apaixonados de duas rodas bem como um centro de BTT.

Contudo, preferimos manter os pés bem firmes na terra e desbravar terreno com as nossas próprias solas.

Assim, sugerimos que faças o PR1 – Trilho do Rebanho.

Porém, este trilho com início no centro de BTT e apenas 5km de percurso circular, vai-te levar a ter uma visão mais completa desta região. Contudo, não te deixes enganar pela curta distância. O percurso é um bocado sinuoso e com algumas descidas acentuadas.

Por outro lado, se preferires podes encurtar este percurso em cerca de 2.5 km, seguindo a sinalização de PR1.1 perto dos poços de água.

Igualmente, nesta aldeia podes ainda encontrar vários workshops e actividades para as crianças, através do Programa Aldeia Viva

Trilho do Rebanho - Ferraria de S. Joao

Parte do Trilho do Rebanho

Penela e a Serra do Espinhal

Apenas 20 minutos de carro para Norte, encontras Penela, uma vila pitoresca encimada pelo seu castelo. Lá do alto as vistas sobre a serra são maravilhosas e, dependendo da altura do ano podes vê-la pintada de azul, verde, amarelo e lilás.

Já em plena Serra do Espinhal encontramos, uma belíssima cascata – cascata da Pedra Ferida. A apenas 3 km da aldeia de Espinhal, vale com certeza o desvio para a avistar do seu Miradouro, ou fazer o percurso a pé até à sua base.

cascata da pedra ferida

Cascata da Pedra Ferida

Casal de S. Simão

Contudo, a joia da coroa da encosta Sul da Serra da Lousã é Casal de S. Simão.

Localizada a 20 minutos a sul da Ferraria de S. João, Casal de S. Simão é simplesmente mágico.

Desde que reconstruida pelos novos (e velhos) aldeões que trocaram a cidade pelo rural, esta aldeia de uma rua só parece borbulhar vida em cada esquina.

O que podes então fazer ao visitar Casal de S. Simão?

Tal como o recomendado em Ferraria de S. João, também aqui recomendamos o trilho PR1 “Descida às Fragas de S. Simão”.

Porém, para aceder às Fragas de S. Simão e à sua praia Fluvial não se tem de fazer todo este percurso. Basta seguires as indicações no início de percurso e em 15 minutos chegas à praia fluvial.

Mas se quiseres fazer este trilho, recomendamos que o faças na direcção oposta à praia fluvial. Ou seja, vais terminar a caminhada na praia fluvial.

O trilho tem apenas 5km e é circular. Embora considerado um trilho fácil, tem algumas subidas e descidas acentuadas, nomeadamente no início e fim.

Contudo, caso queiras encurtar este trilho podes fazê-lo seguindo as indicações PR1.1, perto da Ribeira do Fato. Este atalho permite encurtar o trilho para 2.7 km no total.

Trilho Fragas de S. Simão

Parte do Trilho “Descida às Fragas”

 

Por outro lado, a nossa outra recomendação vai, claro está, para os passadiços das Fragas de S. Simão.

Uma caminhada de apenas 45 minutos liga o Miradouro das Fragas de S. Simão à Aldeia do Xisto de Casal de S. Simão, atravessando o fundo da garganta da Ribeira de Alge.

Assim, destes passadiços vais poder ter outras perspectivas dos locais que visitaste no trilho e uma vista de toda a aldeia de Casal de S. Simão.

passadiços das Fragas de S. Simão

Passadiços das Fragas de S. Simão

 

Ainda mais, se ainda tiveres tempo, sugerimos uma pequena viagem de barco na Aldeia de Foz do Alge, onde podes escolher (entre outros percursos) visitar a carismática vila de Dornes.

dornes

Vista aérea da Vila de Dornes

 

Por fim, uma visita à confeitaria Sta. Luzia para te deliciares com os doces tradicionais, é algo que não pode ser esquecido.

Porém, caso ainda tenhas mais alguns dias livres, não deixes de visitar Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Castanheira de Pêra.

Ou então descobrir as outras 10 Aldeias de Xisto da Serra da Lousã.

 

Are you ready to Break Free?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fala connosco

pt_PT
small laranja bloco (1)

Vamos falar de uma parceria