Dia 1 | Mondim de Basto, Cascatas do Bilhó e Sra. Da Graça
No primeiro dia marcamos encontro na Vila de Mondim de Basto. Uma vila toda ela recuperada com pedra retirada da sua amada montanha Sra. da Graça.
Assim que chegares ao alojamento, o nosso Líder estará à tua espera para te ajudar a explorar esta bonita vila. Uma caminhada pelo centro histórico, ouvindo a preparação dos almoços tipicamente transmontanos, uma pequena subida à Sra. da Piedade para te brindar com uma bela vista da vila, terminando no parque da cidade com o seu belo regato frequentado por patos e cisnes.
Em seguida, é hora de sentar à mesa e provar a fabulosa gastronomia transmontana.
Depois das energias completamente repostas é hora de visitar um dos sítios mais queridos desta vila, especialmente no verão – as Piocas de Baixo. Ou seja, as Piocas são o nome local dado a lagoas formadas em rochas pela força das águas. As Piocas de Baixo são um conjunto de várias lagoas alimentadas por um dos principais rios da zona de Basto – Rio Olo.
Aqui vais poder dar mergulhos, saltos e se fores corajoso o suficiente, escorregar num escorrega natural. Uma vez que vamos passar aqui algum tempo, poderás explorar um pouco a zona ou simplesmente relaxar e desfrutar da natureza em estado puro.
Assim que nos sintamos refrescados o suficiente, iremos deixar as queridas Piocas, para rumar ao Ex-libris da região – a Sra. Da Graça. Uma montanha um tanto peculiar, pois parece um monte da farinha. Aliás, é assim conhecida por muitos dos seus habitantes. Assim que chegarmos ao topo, as vistas são magnificas e o momento ideal para brindarmos à vida. Para os mais radicais existe ainda a opção de fazer Parapente (reserva antecipada e sujeito a disponibilidade).
Ficaremos aqui algum tempo para que possas visitar a capela da Sra. da Graça, ou simplesmente relaxar depois de um belo dia na natureza
Finalmente, regressaremos ao nosso alojamento para o descanso.
Entretanto, podes pedir conselhos ao nosso Líder sobre o melhor local para jantar, ou podes preparar as tuas refeições uma vez que existe uma cozinha comunitária no alojamento.
Dia 2 | Fisgas de Ermelo Trail
Depois de um bom pequeno-almoço é hora de fazermos um dos trilhos mais bonitos de toda a zona transmontana – o trilho das Fisgas.
Este trilho é um dos mais realizados na zona de Basto e quando lá chegares vais perceber o porquê. As paisagens são fabulosas!
Tiramos o dia para fazer esta caminhada, para que a possamos fazer com calma apreciando todas as belas paisagens.
Pelo caminho haverá várias oportunidades para mergulhos incluindo as Piocas de Cima. Tal e qual as Piocas de Baixo, também estas, são um conjunto de lagoas no meio das rochas.
No final e de acordo com a disposição do grupo, podemos terminar o dia na “fraguinha” do Tâmega. Uma praia fluvial com relva onde podemos relaxar antes de voltarmos para casa. Ou ir a um dos bares/restaurantes da vila para brindarmos a um belo fim de semana.
Note - – Caso necessites de alojamento antes e/ou depois da Tour, podes reservar connosco no alojamento da Tour, ou num dos alojamentos parceiros próximos. Estes alojamentos não estão incluídos e são sujeitos a disponibilidade. Se vais utilizar transportes públicos para te deslocares, podes optar por ficar em Guimarães no nosso hostel, e depois seguir viagem com o nosso Líder.