Caminhadas de Outono Imperdíveis no Norte de Portugal

Mata da Albergaria

As caminhadas de Outono são, a par com as da Primavera, as mais bonitas do ano. As paisagens mudam de tons, os dias ficam mais frescos, e a natureza ganha um ar encantador que faz com que a exploração da natureza, se transforme em experiências memoráveis.

Se és fã de trilhos e procuras o equilíbrio perfeito entre aventura e tranquilidade, esta é a altura ideal para explorar os trilhos que o nosso país oferece. E que sorte temos, em viver num país, com 1 Parque Nacional e 13 Parques Naturais.

Por isso, reunimos neste artigo aqueles que, para nós, são os oferecem as melhores caminhadas de Outono. Temos a certeza que existem muitos mais merecedores deste titulo, mas isso… ficará para um próximo artigo.

Assim, prepara as botas e mochila, porque vais querer descobrir cada um deles!

1. Trilho da Preguiça – Gerês

O nome não deixa margem para dúvidas! O Trilho da Preguiça, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma caminhada relaxante, perfeita para aproveitar o silêncio da natureza no outono. Assim, com cerca de 5 km, este percurso leva-te a contemplar a passagem do  verde vibrante das árvores, para os dourados e vermelhos típicos desta estação. Ainda mais, o som da água corrente e o ar fresco do Gerês fazem com que esta caminhada seja um verdadeiro bálsamo para a alma.

Trilho da Preguiça

2. Mata da Albergaria – Gerês

Outro tesouro do Gerês é a Mata da Albergaria, uma das florestas mais antigas e belas de Portugal. Esta é considerada um clássico das caminhadas de Outono, quase tão famosa como a Rota das Faias, na Serra da Estrela. Ou seja, no Outono, esta mata transforma-se num verdadeiro quadro natural, com folhas caídas a criar tapetes de cores que variam entre o castanho, o laranja e o amarelo. Este trilho é ideal para quem quer respirar fundo e sentir a pureza do ar de montanha. Não te esqueças de levar a máquina fotográfica, pois a paisagem é digna de registo! Apesar de ser uma das caminhadas mais famosas do Gerês, é sem dúvida uma das nossas favoritas.

Mata da Albergaria

3. Levada da Víbora e Moinhos de Rei – Cabeceiras de Basto

Se há coisa que adoramos, é caminhar na presença de água. Seja ela um rio, um riacho, ou neste caso uma levada. Assim, se também adoras a presença da água nas tuas caminhadas, a Levada da Víbora e Moinhos de Rei, em Cabeceiras de Basto, é uma excelente opção. Ou seja, esta levada leva-te a um núcleo de antigos moinhos, sempre acompanhado do famoso canal de àgua que dá nome ao trilho. Aqui, podes sentir a força da história e da natureza a cada passo. Durante o Outono, o som da água corrente mistura-se com o suave cair das folhas, criando uma melodia única que acompanha toda a caminhada, e com sorte ainda consegues apanhar aquela neblina característica do Outono. Caso tenhas esta sorte, temos a certeza que esta vai passar a ser uma das tuas caminhadas de Outono preferidas.

Levada da vibora e Moinhos de rei

4. Levada de Piscaredo – Mondim de Basto

Ainda na região de Basto, mas desta vez, em Mondim de Basto, temos a Levada de Piscaredo, um trilho menos conhecido, mas que oferece uma caminhada tranquila ao longo de campos verdejantes e ribeiros que parecem saídos de um conto de fadas. Com o Outono a trazer tons de ferrugem à vegetação, o cenário torna-se ainda mais encantador. Esta é uma caminhada ideal para os amantes da natureza e para quem procura um trilho menos exigente, mas repleto de beleza.

Levada e floresta no outono

 

5. O Marão tem Sangue Azul – Amarante

Para os mais aventureiros, o trilho O Marão tem Sangue Azul, em Amarante, promete vistas de cortar a respiração. Porém, este percurso não é para os fracos de coração, mas a recompensa vale cada passo. No outono, a serra do Marão ganha uma paleta de cores impressionante, e as vistas panorâmicas sobre a região são absolutamente inesquecíveis. Leva um bom casaco, porque as temperaturas podem baixar, mas com as cores outonais à tua volta, vais querer caminhar sem pressa.

Floresta no outono

6. O Lado Português de Rio de Onor – Bragança

Se gostas de caminhadas onde o tempo parece ter parado, o Lado Português de Rio de Onor, em Bragança, é o destino perfeito. Assim, esta aldeia, uma das mais emblemáticas de Trás-os-Montes, porém ainda bastante desconhecida, oferece um trilho que atravessa paisagens rurais intocadas. No Outono, as colinas e os vales são tingidos de tons quentes, criando um cenário acolhedor para uma caminhada tranquila. Em outras palavras, este é o trilho ideal para quem gosta de sentir a cultura e tradição a cada passo, num ambiente que convida à contemplação.

Folhagem de Outono

7. Trilho do Vinho do Porto – Lamego

Por último, mas não menos belo, antes pelo contrário, temos o Trilho do Vinho do Porto, em Lamego. Este trilho leva-te pelas vinhas que produzem o famoso néctar, com paisagens de vinhedos a perder de vista e claro ,numa parte do trilho irás ter o Douro como companhia. Neste trecho, aproveita as magníficas vistas panorâmicas. No outono, as videiras ganham tons vibrantes de amarelo e vermelho, proporcionando um cenário digno de postal. E claro, podes fazer como nós e aproveitar para fazer uma visita a uma das muitas quintas da região, tornando esta experiência ainda mais autêntica e saborosa.

Vinhas no outono

 

Seja qual for o trilho que escolheres, uma coisa é certa: o Outono em Portugal tem um encanto único. Estas caminhadas são a desculpa perfeita para deixares o sofá e a manta e perderes-te na beleza simples da natureza, recarregar energias e descobrir paisagens que parecem saídas de um sonho. Por isso, junta os amigos, ou junta-te a nós, mas acima de tudo, deixa-te inspirar por tudo o que esta estação tem para oferecer.

Fala connosco

en_GB

Vamos falar de uma parceria