A Credencial do Peregrino (ou Passaporte do Peregrino) é muito mais que apenas uma recordação da tua caminhada a Santiago de Compostela.
Ela traz alguns benefícios para além de fazer prova efectiva que és realmente um peregrino.
O que são e para que servem a Credencial do Peregrino e a Compostela
A Credencial do Peregrino remonta à Idade Média. A todos os Peregrinos, era dado um salvo-conduto para viajarem como Peregrinos pelas várias regiões e países.
Hoje em dia chama-se Credencial do Peregrino, e é composta por 16 páginas que se desdobram em forma de acordeão.
Porém, a Credencial do Peregrino para além de te identificar como Peregrino, traz ainda mais vantagens.
Ou seja, com ela podes aceder à rede pública de Albergues do Caminho de Santiago e ao Menu do Peregrino nos restaurantes aderentes. No final do caminho, permite, ainda, receber a Compostela.
Assim, a Compostela certifica que o caminho foi realizado com sentido cristão, e é obtida apenas pelos peregrinos que fizerem os últimos 100 km’s a pé ou de cavalo, e os 200 últimos percorridos em bicicleta.
Desde 2014 podes também pedir um Certificado de distância (custo de 3 Euros), onde consta o ponto de partida do Caminho.
O que devo fazer com a Credencial do Peregrino ao longo do Caminho?
Primeiramente, para obter a Compostela é obrigatório que carimbar a credencial pelo menos duas vezes ao dia. Podes carimbar a tua credencial em vários locais. Por exemplo, os alojamentos, restaurantes, câmaras municipais, igrejas e até esquadras da polícia.
Assim que chegares a Santiago de Compostela, deves dirigir-te à Oficina do Peregrino. Aqui recebes o derradeiro carimbo, certificando o dia de chegada a Santiago. A emissão da tua Compostela é imediata.
Contudo, tem em mente que o atendimento na Oficina do Peregrino é feito, única e exclusivamente, por ordem de chegada e pode não ser possível pedires a Compostela no dia em que chegas.
Onde posso adquirir a Credencial?
A única credencial válida é a emitida pela Oficina do Peregrino. Porém, podes também adquiri-la em instituições autorizadas pela Catedral de Santiago, tais como paróquias, associações de amigos do Caminho de Santiago, albergues, confrarias, etc.
Porém, também podes pedir directamente online no site da Associação Espaço Jacobeus
Não sabes qual dos caminhos escolher? Então espreita aqui