A Serra da Lousã esconde inúmeros segredos, contudo, é pelas suas Aldeias de Xisto, que a maioria das pessoas escolhe este destino.
Se és apaixonado pelas Aldeias de Xisto, fica a saber que a Serra da Lousã possui 12 das 27 Aldeias que integram a Rede das Aldeias de Xisto de Portugal. Por isso, estás na região com mais Aldeias de Xisto de Portugal.
Neste artigo, vamos explicar como podes fazer um roteiro pedestre entre as 5 Aldeias mais próximas da Lousã, tendo como ponto de partida a Vila da Lousã. E caso tenhas mais dias disponíveis, vamos também dar-te dicas para aproveitares ao máximo esta região!
Se preferires, podes vir connosco de 16 a 18 de Junho!
Vamos então descobrir as Aldeias de Xisto da Lousã?
Lousã
Em primeiro lugar começamos pela bonita Vila da Lousã. Localizada bem no centro de Portugal, aliada a um rico património histórico e natural, esta Vila é um local obrigatório para quem procura Natureza e, ao mesmo tempo, uma viagem no tempo.
No centro da vila, podes dar uma passeio para apreciares as famosas casas senhoriais, como, por exemplo, o Palácio dos Salazares, ou a Casa da Viscondessa de Espinhal, entre outras. Do mesmo modo não deixes de visitar a Igreja Matriz e a Misericórdia.
A 2 km’s do centro da Vila, e seguindo pelos passadiços da Nossa Senhora da Piedade, podemos encontrar o famoso Castelo da Lousã, que surge no meio de um luxuoso mar verde. É neste local que iniciam e terminam vários trilhos pelas Aldeias de Xisto
Nas imediações do Castelo, podes ainda encontrar a Praia Fluvial da Nossa Senhora da Piedade, o Santuário da Nossa Senhora da Piedade e a Capela da Nossa Senhora dos Aflitos.
Assim, se fizeres este trajecto a pé – iniciando e terminando na Câmara Municipal – irás percorrer a Rota dos Moinhos.
Após visitares o Castelo, recomendamos ainda que visites o Miradouro de Gevim e Miradouro Nossa Senhora da Piedade, na estrada Nacional. O miradouro da Nossa Senhora da Piedade tem uma vista que faz com que o Castelo da Lousã pareça ainda mais misterioso.
Porém, se seguires essa estrada por mais alguns km’s vais ter ao famoso Baloiço do Alto de Trevim. Recomendamos que vás ao pôr-do-sol, pois a paisagem fica simplesmente mágica, embora bastante “povoada”. Contudo, se ainda tiveres tempo, apenas a 15 minutos de carro vais encontrar as belíssimas cascatas da Ribeira das Quelhas
A Lousã é também a sede do mais famoso “Licor de Portugal”. O Licor Beirão é produzido apenas a 3 km do centro da vila.
Se gostas de museus, a Lousã, possui dois. O Museu etnográfico Dr. Louzã Henriques e o EcoMuseu da Serra da Lousã
Aldeias de Xisto – Talasnal, Chiqueiro e Casal novo
Para visitar estas 3 Aldeias, a rota a seguir é a chamada Rota dos Serranos. Iniciando e terminando no Castelo da Lousã, este trilho tem cerca de 7km, o que prevê umas 3 horas para o completar. Contudo, este trilho é para ser feito nas calmas, pois passa mesmo pelo centro das Aldeias, aonde vamos, com certeza, provar algumas iguarias e confraternizar com as pessoas locais. Por isso, recomendamos que tires grande parte do teu dia para fazer esta “viagem no tempo”.
Iniciando então no Castelo da Lousã e seguindo ao longo da ribeira de São Simão, logo vais avistar a maior e mais conhecida Aldeia de Xisto da Lousã. Falamos, obviamente, da Aldeia de Talasnal.
Aqui não percas a oportunidade de deambular por toda a Aldeia, falando com os locais, e provar o “Talanisco” – doce local com castanha e mel. Aproveita o tempo e relaxa!
Assim que estiveres pronto para deixar Talasnal, o percurso segue por uma das ruelas da aldeia em direcção a Chiqueiro. Esta pequena Aldeia tem apenas 2 habitantes permanentes. É delimitada por dois cursos de água, que se estiver muito calor da sempre para refrescar qualquer coisa.
Por fim, seguindo caminho por apenas mais 1 km chegamos a Casal Novo. Uma vez na aldeia, não esqueças de ir até à eira comunitária para desfrutar de uma bela vista sobre a Lousã e o seu Castelo.
Entre Chiqueiro e Casal Novo vais passar pela famosas letras “Isto é Lousã”
Na saída de Casal Novo, encontras uma estrada que serpenteia até avistares um cruzeiro. Daí já avistas o teu ponto de chegada – o Castelo da Lousã.
Podes finalizar a tua caminhada dando um mergulho na praia fluvial da Nossa Senhora da Piedade, que fica localizada muito perto do Castelo e assim terminar este dia em beleza!
Aldeias de Xisto Candal e Cerdeira
Para visitar estas duas Aldeias recomendamos que faças a Rota das Levadas. Este é um trilho linear e podes iniciar no Castelo da Lousã ou na Aldeia da Cerdeira. Tem cerca de 7 km demora cerca de 3h a percorrer. Contudo, deixa sempre mais algum tempo disponível para que possa visitar as Aldeias nas calmas e relaxar.
Iniciando então no Castelo de Lousã o trilho segue pela Ribeira de S. João. Perto da Central Hidroeléctrica, podes avistar a pequena Capela da Nossa Senhora da Luz. Seguindo caminho chegamos à Aldeia de Candal. Uns metros antes tens a oportunidade de visitar a cascata de Candal.
Uma vez em Candal, sobe até ao miradouro para apreciar uma Aldeia a teus pés. Visita também os moinhos de água e os tão típicos lagares de azeite.
Assim que terminares a tua visita a Candal é hora de caminhar mais 2 km’s até chegar a Cerdeira.
A Aldeia da Cerdeira é hoje em dia uma Aldeia criativa. É o lugar idílico para quem procura um retiro de criação devido ao silêncio, à sua riqueza natural e todas as infra-estruturas criadas para esse fim.
Visto ser um trilho linear, e para voltares ao ponto de partida terás de chamar um táxi. Custa cerca de 10 Euros para te levar de volta ao Castelo da Lousã.
Contudo, se estiveres apertado de tempo, podes ir de carro até Candal e fazer apenas o trilho até à Cerdeira. Ir e vir são 4 km’s e poupas tempo e dinheiro no táxi.
Aldeias de Xisto Aigra Nova e Aigra Velha, Comareira, Pena e Gondramaz
Retornando ao Castelo da Lousã, tens a oportunidade de visitar as outras Aldeias de Xisto – Aigra Nova e Aigra Velha, Comareira, e Pena. Estas 4 Aldeias estão bastante próximas umas das outras e podes visita-las num par de horas.
Contudo, Gondramaz, apesar de também ficar perto da Lousã, fica na direção oposta às 4 anteriores. Por isso, se tiveres de optar, recomendamos que escolhas Gondramaz, onde a arte se exibe em gravuras esculpidas nas fachadas das casas.
Garganta do Cabril do Ceira
A 13 km da Lousã encontra-se um local paradisíaco, e bastante peculiar. Melhor ainda é que ainda é pouco conhecido do grande público. Por isso é provável que encontres muito pouca gente neste local. Falamos da majestosa Garganta do Cabril do Ceira. Um acidente geológico que se traduz por uma fenda nas rochas, dando origem a uma belíssima praia fluvial. Terás de conduzir por uma estrada de terra batida, mas são apenas 2 km. O problema será mesmo o estacionamento.
Para realizares todo este percurso recomendamos pelo menos 3 dias, para poderes aproveitar tudo o que esta região tem para oferecer.
Caso tenhas mais uns dias, não deixes de seguir mais para Sul e visitar as Fragas de S. Simão
Are you ready to Break Free?