As actividades que podes fazer no Gerês são imensas, e quase arriscamos a dizer que existem para todos os gostos e carteiras.
Devido à sua grandeza, e enormíssima quantidade e variedade de recursos naturais, o Parque Nacional Peneda-Gerês, tem imensas empresas locais que podem tornar a tua estadia ainda mais inesquecível.
Pronto para descobrir algumas das atividades que podes fazer no Gerês?
Vamos desenvolver este artigo com base nas localidades, para que assim tenhas uma ideia do que existe em todo o Parque.
Soajo e Serra Amarela
Talvez a zona menos conhecida do Parque Nacional da Peneda – Gerês, mas também uma das mais bonitas e inexploradas são as zonas do Soajo e da Serra Amarela. As infraestruturas são ainda poucas nesta zona, pelo que em termos de alojamento é muito mais limitado que, por exemplo, a zona do Gerês.
Porém, é aqui que ainda reside o verdadeiro Gerês, com os seus espigueiros, cascatas ainda pouco massificadas e aldeias esquecidas no tempo, mas que palpitam a essência serrana.
Assim, se optares por descobrir esta zona do Parque, fica aqui a dica de duas Vilas muito próximas que já possuem uma boa base de alojamentos e restauração. Falamos então de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
Contudo, a Vila do Soajo já oferece alojamento local bem como alguns restaurantes/snack bares, mas as vagas são muito limitadas.
Apesar de ser bastante menos turística, esta zona do Parque já conta com algumas empresas que te podem providenciar experiências, que podem tornar a tua estadia bem mais excitante. Assim, nesta zona já podes encontrar Tours de 4×4, passeios de Buggy e até de moto 4.
Para os mais pequenos, também existem as actividades de Arborismo, Slide, Rappel e Escalada
Castro Laboreiro
Adentrámo-nos ainda mais no Parque Nacional para chegarmos a Castro Laboreiro. Se optares por esta região do Parque, umas das actividades que deves mesmo fazer é o canyoning. Esta zona do Parque tem cascatas e lagoas, apenas acessíveis através desta actividade e que te vão deixar completamente rendido. Outras actividades, já referidas anteriormente, também estão presentes nesta região. Porém, existe ainda um conjunto de actividades que ainda só vimos nesta região, como, por exemplo, Provas de Vinho, Passeios com Pastores e Experiencias de Apicultura
Campo do Gerês
Caso o teu programa te leve para a zona do Campo do Gerês, que é como quem diz, para os lados do S. Bentinho e de Vilarinho das Furnas, não te preocupes. Também aí terás imensas actividades para explorar essa zona do Parque.
Assim, recomendamos esta zona, principalmente para famílias com filhos. Existem muitas actividades que vão fazer a delícia dos mais pequenos como, por exemplo, Paintball, Escalada e Rappel em parede, Arborismo, Passeio a Cavalo e até Passeios de Charrete.
Digamos que nesta zona do Parque encontras actividades mais relaxadas que na Vila do Gerês. Porém, os passeios de Jeep e Kart -Cross também são uma opção nesta zona.
Caldas do Gerês
Por fim, as nossas recomendações passam ainda pala zona mais famosa do Parque. Falamos, então, da zona das Caldas do Gerês.
Assim, na Vila do Gerês podes encontrar actividades motorizadas como passeios de 4×4, passeios de buggy e passeios de moto 4.
Se a tua “onda” for desportos motorizados aquáticos, não te preocupes, pois também existem opções para ti, como, por exemplo, Jet Ski, passeios de barco a motor e boias radicais.
As empresas de desportos aquáticos estão geralmente todas localizadas perto das pontes.
Outra actvidade motorizada, muito recente e que recomendamos mais que todas as outras, são os passeios de Barco Elétrico na Barragem da Caniçada.
Esta actividade permite-te, ser capitão de um barco que não polui as águas da barragem, nem cria barulhos incomodativos para quem quer apreciar a natureza e o seu silêncio.
Definitivamente a melhor forma de explorar a barragem, caso não sejas fã dos Barcos a Pedal ou do Kayak.
Neste artigo listamos apenas algumas das actividades que existem em várias zonas do Parque, para que da próxima vez que escolheres visitar o nosso único Parque Nacional, não te cinjas às Caldas do Gerês, porque desconheces o que existe nas outras regiões.
E não te esqueças dumas melhores actividades a fazer no Gerês e que é totalmente gratuita – caminhadas
Aventura-te, conhece locais novos e mais que isso, ajuda os negócios locais!
Mas lembra-te, deixa tudo como encontraste.
Não tires nada além de fotos, não deixes nada além de pegadas 😉