Dia 1 | Évora
Iniciamos esta viagem num local rico em património cultural ou não fosse classificada Património da Unesco. Falamos obviamente de Évora.
Assim que chegarmos, iniciamos uma walking tour por esta majestosa cidade. Vamos visitar o Templo de Diana, a Capela dos Ossos e a Sé Catedral de Évora. Para além destes monumentos icónicos, o simples deambular pelas ruas da cidade é uma viagem em si.
Para os viciados em adrenalina, terão ainda a hipótese de saltar de paraquedas numa das paisagens mais belas do nosso país
Assim que finalizarmos a tour, podemos jantar num dos vários restaurantes da cidade antes de partirmos em direcção a Reguengos de Monsaraz, que será a nossa base por estes dias.
Dia 2 |Monsaraz e Praia Fluvial
Após o pequeno-almoço partimos em direcção a S. Pedro do Corval, também conhecida por ser a “Terra da Olaria”. Aqui iremos visitar uma das muitas Olarias tradicionais que passam de geração em geração na maior parte das famílias.
Logo após esta pequena visita seguimos caminho para a majestosa pérola do Alentejo – Monsaraz, não sem antes visitarmos o famoso Cromeleque do Xerez – um conjunto de pedras megalíticas bem ao estilo de Stonehenge, mas numas dimensões inferiores.
Esta vila medieval, com ruas misteriosas que seguem até ao Castelo, onde o Alqueva te brinda com vistas deslumbrantes, é simplesmente…Mágica!
Entretanto, é hora de almoçar num dos muitos restaurantes e petisqueiras da vila.
Após o almoço, é tempo de caminhar pela vila para descobrirmos toda a sua mística. Ao fim de tarde dirigi-mo-nos à praia fluvial para nos refrescarmos nas águas do Alqueva e vermos o Sol de fim de tarde que, no Alentejo, tem sempre outra beleza.
Em horário a combinar iremos jantar num dos muitos restaurantes da vila.
Após o nosso jantar e às últimas horas do dia espera-nos uma experiência astronómica!
A região do Alqueva foi o primeiro destino turístico Dark Sky do Mundo. Ou seja, o Alentejo tem um dos melhores céus noturnos em todo o planeta. Obviamente não íamos ficar de fora.
Desse modo, vais poder aprender sobre as estrelas e como elas guiaram os nossos navegadores nas suas grandes descobertas, vê Júpiter e os anéis de Saturno e quem sabe consigas uma foto fantástica da Via Láctea.
Depois de um dia bastante activo, é hora de seguirmos para Reguengos de Monsaraz onde iremos pernoitar.
Dia 3| Mourão, Aldeia da Luz, Moura, Grande Lago do Alqueva
Uma vez chegados à vila de Mourão iremos subir ao castelo para contemplar uma paisagem magnifica. Posteriormente, fazemos uma pequena caminhada pela vila para seguirmos para a mais famosa aldeia da zona do Alqueva – a Aldeia da Luz.
Chegados à nova Aldeia da Luz, podemos visitar o museu de modo a perceber um pouco da história da transladação de toda uma aldeia para um novo local.
Logo que possível, seguiremos viagem até Moura aonde iremos também subir ao seu castelo.
Após esta visita é altura de calcorrear as ruas da vila para escolhermos o prato de hoje.
Assim que termine o nosso banquete, é altura da diversão.
Da parte da tarde iremos fazer uma viagem de barco no grande lago do Alqueva. Haverá oportunidade para mergulhos e a provável visita de uns “residentes locais” bastante engraçados.
Senta-te, relaxa e houve a história de como tudo aconteceu.
No final do nosso passeio de barco é hora de nos despedirmos desta belíssima e pacifica região.